Vulcão Osorno – Região dos Lagos – Patagonia – Chile

Osorno Volcano Ski Resort DSC00019 720x340 - Vulcão Osorno - Região dos Lagos - Patagonia - Chile
Estranho tampa circular de nuvens sobre o topo do vulcão num grande dia de snowboard em agosto da temporada de 2010. Este efeito de nuvem durou 10 a 15 minutos e dissolveu-se quando a luz do sol começou a brilhar. Note-se a linha de teleférico, na parte inferior da imagem, em contraste com o enorme vulcão!
Latitude / Longitude
-41.096350, -72.495492

Eu tive a sorte de tomar uma carona justamente com o proprietário da estação de esqui (o concessionário). Este vídeo mostra algumas cenas da subida pelas estradas do parque nacional que serpenteia o vulcão, que termina na base da estação, onde há uma cafeteria. Voce pode ver cenas gravadas nos 2 únicos teleféricos e uma descida em snowboard da ponto mais alto da estação até sua base, passando pelo meio de uma cratera secundária.

—————

Osorno é um bonito, piramidal e quase simétrico vulcão localizado na Patagônia chilena. É um vulcão ativo e sua ultima erupção ocorreu em 1869.

Há uma boa mas pequena e não muito lotada estação de esqui instalada nas ladeiras do vulcão. As pessoas também vão para o vulcão Osorno para caminhar e fazer trekking nos arredores ou mesmo arriscar subir até seu topo.

Osorno pertence ao Parque Nacional Vicente Perez Rosales e está dentro de área protegida.

Para conhecer o vulcão entre no parque e suba de carro até alcançar a estação de esqui e já verá lindas paisagens.

De Osorno voce poderá ver o Lago Llanquihue que ladeia Puerto Varas e um outro vulcão vizinho chamado Cabulco, que também é ativo (ultima erupção em 2015 e penultima em 1972).

O vulcão impõe sua presença reinante por todas as cidades ao redor e pode ser visto de muito longe, mesmo a quilômetros de distância.

Este nome, Osorno, também é adotado por uma cidade vizinha mas não se confunda: é apenas uma cidade cinzenta e sem atrações, tediosa. Se voce planeja ir até o vulcão Osorno, voce deverá ir para a cidade de Puerto Varas e não para a cidade de Osorno, como eu fiz, erroneamente.

Em Osorno, voce poderá ficar no Refugio Teski, simples mas apropriado a um lugar tão selvagem. Como sempre, em grandes montanhas e vulcões, o tempo é imprevisível. A ultima vez que estive lá, eu cheguei num dia lindo de céu azul e aberto. Na manhã seguinte, depois de um belo dia de snowboard, acordei com um vento fortíssimo e uma poderosa tempestade de neve que me pegou de surpresa. Fiquei preso no refúgio por horas, sem esperanças. Consegui descer do vulcão porque tive a sorte de tomar uma carona com os guardas florestais que me permitiram descer na traseira de uma caminhonete com minha mochila e equipamentos de snowboard.

Esse cenário ártico e gelado, que repentinamente me invadiu, elevou ainda mais minha admiração por este lugar único dada sua extravagante força natural.

Osorno é um personagem inesquecível que ficará sempre vivo na memória de quem tiver a oportunidade de encontrar esse gigante da Natureza.

Acima, tenha uma idéia aproximada da área coberta pela estação de esqui.

Acima, tenha uma idéia aproximada da área coberta pela estação de esqui.

Fotos, vídeos e texto por Marcelo Ozorio

Tags

#osorno #skiresorts #snowboard #ski #wintersport #chile #southamerica #patagonia #volcanosorno #osornovolcano #vulcanosorno #osornovulcan #vulcaoosorno #volcanoes #vulcões #volcanes

saturno-icone

You can read this article in english / Veja esta matéria em inglês em :

http://coolplaces.space/osorno-volcano-patagonia-chile/

Você pode gostar...

1 Resultado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *