Mapas, Distâncias e Dicas. Trekking nos Lençóis Maranhenses – Brasil

Os Lençóis Maranhenses formam um belíssimo deserto no Brasil, único em todo o mundo por suas belezas e particularidades.

— Fotos, vídeos e textos de Marcelo Ozório. Guia, Carlos Celso.

Descrição detalhada do trekking de 5 dias atravessando as belas dunas e lagoas do Parque Nacional de Lençóis Maranhenses.
14 a 18 de junho 2017.

Paisagens espetaculares no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

 

Olhe no Google a foto de satélite e veja a dimensão e extensão do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. É impressionante e lembra o Salar de Uyuni, por ser uma mancha branca no planeta. Ao olhar pelo satélite, verá as áreas verdes no centro dos Lençóis, onde você pernoitará.

Link para mapa no Google. Visto em modo satélite.

Obs.: as 2 manchas pretas que você vê no mapa, são os 2 oásis: Baixa Grande e Queimada dos Britos.

 

Dicas Gerais

bullets - Mapas, Distâncias e Dicas. Trekking nos Lençóis Maranhenses - BrasilOs Lençóis Maranhenses talvez sejam a mais formosa paisagem brasileira: o reino das dunas brancas e de lagoas azuis e esmeraldas. Apesar de tanta água, não engane-se: é um deserto! Você vai se sentir realmente num deserto com a rara diferença de ter água a vontade para beber e refrescar-se. Você notará seu corpo em modo deserto, por mais que tome água e passe por água o tempo todo, ao urinar parece que sai tinta de polvo amarelo de você, seu corpo retém ao máximo.

bullets - Mapas, Distâncias e Dicas. Trekking nos Lençóis Maranhenses - Brasil Este é um trekking de média dificuldade, não chega a ser difícil mas não o subestime. Algumas pessoas são resgatadas com bolhas nos pés, ou ficam exaustas, outras chegam sem o devido preparo físico etc. Você sobe e desce duna quase o tempo todo, e o restante do tempo anda pela água atravessando as lagoas. Para os jovens seria moleza, mas passou dos 35 anos avalie com mais cuidado. Como todo trekking, prepare-se antes.

bullets - Mapas, Distâncias e Dicas. Trekking nos Lençóis Maranhenses - Brasil As dunas são de areia fina e as águas limpas e claras, seus pés agradecem e é uma delícia andar descalço. Algumas vezes, os pés afundam na areia, outras, o terreno é mais firme. Quando afundam, cansa-se mais.

bullets - Mapas, Distâncias e Dicas. Trekking nos Lençóis Maranhenses - Brasil Carregar o mínimo do mínimo do mínimo possível na mochila.  Havia uma brincadeira entre eu e meu guia: quantas dunas faltam? Umas 200 pra chegar! Agora imagina tudo isso com sua mochila pesada?

bullets - Mapas, Distâncias e Dicas. Trekking nos Lençóis Maranhenses - Brasil Papete para andar.  Este é o unico trekking que eu fiz praticamente 50% do tempo ou mais descalço, você caminha pela areia fina e pela água o tempo todo. Muitas vezes é o mais apropriado para os pés. Evidente que isto depende de cada pessoa mas caminhar descalço por horas é uma delicia, basta não andar quando a mesma fica quente, dai passa a ser desaconselhável e pode cozinhar seus pés. Ao cabo de 5 dias, meus pés estavam baleados. Revezei tênis leve, papete e andar descalço, mas força-se bem os pés.

bullets - Mapas, Distâncias e Dicas. Trekking nos Lençóis Maranhenses - Brasil Pode chover repentinamente, prepare-se para não molhar suas coisas. Eu deixava quase tudo em sacos plásticos dentro da mochila. Não dá pra ficar arrumando na areia ou um pouco antes da chuva.

bullets - Mapas, Distâncias e Dicas. Trekking nos Lençóis Maranhenses - Brasil Você irá se molhar o tempo todo portanto leve roupas leves que sequem rapidamente. Você não vai ligar nem um pouco pra roupa ou vestuário. Aqui a gente se sente meio índio e despojado. Não precisa de uma muda de roupa por dia. Você toma tanto banho de lagoa que sente-se sempre limpo.

bullets - Mapas, Distâncias e Dicas. Trekking nos Lençóis Maranhenses - Brasil Olhe o calendário lunar e venha na lua cheia, em pelo menos 2 dias você acorda as 03:30 para sair no Maximo as 04:00 da manhã, portanto a lua cheia torna tudo muito especial e bonito

bullets - Mapas, Distâncias e Dicas. Trekking nos Lençóis Maranhenses - Brasil Eletricidade somente entre 18:00 e 22:00 hs, nas paradas, que são as casas dos nativos que vivem no parque. Os nativos sao bons anfitriões. Neste horário, você pode carregar sua câmera ou celular.

bullets - Mapas, Distâncias e Dicas. Trekking nos Lençóis Maranhenses - Brasil Sinal de celular é intermitente e nem entendo como ainda tem lá no meio… eu deixei o meu os 5 dias desligado.

bullets - Mapas, Distâncias e Dicas. Trekking nos Lençóis Maranhenses - Brasil O 1 dia é absolutamente extenuante. total de 27 km. 11 km de litoral para começar a entrar nas dunas. Se puder contratar um 4×4 para você pular essa parte, muito melhor, pois você já começa a curtir de cara. Fale com seu guia. Vai curtir o que interessa, as dunas dos Lençóis, e vai pular um litoral surrado e algumas vezes sujo.

R$ 300,00 para te levar esses 11 km de caminhonete ou quadriciclo. Se estiver em grupo, vale a pena. Negocie.

bullets - Mapas, Distâncias e Dicas. Trekking nos Lençóis Maranhenses - Brasil O 1o. dia vai exigir muito de você, não o subestime. eu machuquei o pé um dia antes e trouxe muita coisa supérflua, precisei despachar por um nativo 7 kgs inúteis, como uma 2a. camera de reserva.

Distâncias:

>>> 7 km na prévia de Atins a Canto de Atins

>>> 27 km no 1o. dia de Canto de Atins à Baixa Grande

>>> 11 km no 2o dia de Baixa Grande à Queimada dos Britos

>>> 8 km no 3o. dia ao redor da Queimada dos Britos, explorando a duna da grande bola

>>> 18 km no 4o. dia de Queimada dos Britos à Betânia

>>> 10 km no 5o. dia de Betânia à Santo Amaro

E ainda, a tarde, coloca ai uns 2 km adicionais pra você celebrar o por do sol nas dunas, momento bacana.

Eu estimo que andei cerca de 85 km.

Eu tomei água pra cassete das lagoas mas muitos falam pra não tomar. Eu não vejo motivo pra não tomar uma água tão limpa e cristalina, de chuva, que se renova anualmente. Neste trekking, você vai se preocupar com água se quiser. Caso não confie, leve um esterilizador em gotas. Mesmo alguns nativos falam pra não tomar mas são estes mesmos que irão lhe vender água engarrafada. O Sr. Raimundo Brito da familia pioneira concordou comigo e disse não ter o menor problema. Claro que não precisa tomar água nas lagoas perto de Santo Amaro, onde as pessoas se banham, eu me refiro às solitárias lagunas no centro dos Lençóis. Um peso a menos na sua mochila.

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *