Canto de Atins à Baixa Grande. Trekking nos Lençóis Maranhenses – Brasil

Os Lençóis Maranhenses formam um belíssimo deserto no Brasil, único em todo o mundo por suas belezas e particularidades.

— Fotos, vídeos e textos de Marcelo Ozório. Guia, Carlos Celso.

Descrição detalhada do trekking de 5 dias atravessando as belas dunas e lagoas do Parque Nacional de Lençóis Maranhenses.
14 a 18 de junho 2017.

dia 1 canto atins baixa grande lencois manhenses 161 - Canto de Atins à Baixa Grande. Trekking nos Lençóis Maranhenses - Brasil

14 de junho 2017.
1o. dia de Canto de Atins a Baixa Grande

Acordamos as 3:30 e saímos as 04:00 da manhã. Parece assustador, mas depois acostumará e gostará. Todas as pousadas deixam café da manhã para você na hora que resolverem sair. Não tem frescura, o atendimento é bom.

Se você não estiver acostumado, te digo que andar a noite é bem legal. Com lua cheia caminha-se sem lanterna na boa e o trekking tem uma pegada diferente.

Demora um pouco para você começar a ver a beleza dos Lençóis Maranhenses. Após você abandonar o litoral rumo às dunas do parque terá andado estimo uns 14 kms. Paciência. As primeiras lagoas parecem secas.

A partida é muito cedo pra evitar pegar o sol que, depois das 11:00, e principalmente após meio-dia, deixa de ser aquele calor gostoso e passa a te queimar e castigar.

As primeiras lagunas e dunas não são as maiores, mas são angulosas, cheia de curvaturas e especiais.

Nenhum dia é exatamente igual a outro, mas prevalece sempre a tônica dos Lençóis Maranhenses: dunas de areias brancas e águas azuis, que variam entre o azul marinho a tons de verde esmeralda.

Em geral, chega-se na casa dos aldeões, que são os nativos que moram dentro do parque, antes da região virar parque. É onde será seu ponto de apoio. Os nativos são simpáticos e bons anfitriões. O preço é basicamente o mesmo em todo lugar, excetuando em Baixa Grande, que pode variar se você pedir galinha. Pergunte antes, pois eles tem um problema lá com as galinhas. Se for vegetariano, avise seu guia antes do trekking, que ele encomenda comida vegetariana.

Eu pulei o por do sol neste dia pois estava muito extenuado, mas a tarde é praxe subir pra ver o por do sol.

 

dia 1 canto atins baixa grande lencois manhenses 191 - Canto de Atins à Baixa Grande. Trekking nos Lençóis Maranhenses - Brasil

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *