De Barreirinhas à Canto do Atins. Trekking nos Lençóis Maranhenses – Brasil

Os Lençóis Maranhenses formam um belíssimo deserto no Brasil, único em todo o mundo por suas belezas e particularidades.

— Fotos, vídeos e textos de Marcelo Ozório. Guia, Carlos Celso.

Descrição detalhada do trekking de 5 dias atravessando as belas dunas e lagoas do Parque Nacional de Lençóis Maranhenses.
14 a 18 de junho 2017.

Descendo de Lancha no Rio Preguiças

 

 

Em Barreirinhas, passa o rio Preguiças (animal que foi abundante nas matas ciliares deste rio). Excelente e bonita forma de alcançar os Lençóis Maranhenses, descendo de barco por esse belo rio.

Eles passam te pegar na sua pousada as 08:00. Ja leve sua mochila, a maioria dos turistas vão e voltam no mesmo dia. Ao contratar o passeio, ja avise antes que você ficará em Atins, pois nem sempre vão até Atins.

Passeio do Rio Preguiças: R$ 70,00.

Tem vários barcos. Indico a barqueira Índia, uma barqueira bala, muito simpática. 

Marcella Turismo

agenciamarcellaturismo@gmail.com

(98) 991457199 / 988091413 / 987241216

Barreirinhas – MA – Brasil

A 1a. parada é em Vassouras, onde você vê os macaquinhos ladrões de biscoitos e de barras de cereais.

Verá também uma bela lagoa para nadar. Nem se empolgue, pois verá inúmeras mais bonitas no trajeto.

Eu sou uma pessoa viajada e experiente, esportiva, e não acredito ainda que um macaquinho conseguiu roubar minha barra de cereal num super golpe malabarista! Notei um macaquinho me rodeando, foi me distrair e ele pulou no meu ombro, furtou a barra de cereal e pulou longe! Eles são muito divertidos.

Água de coco = R$ 4,00 cada.

Descendo pelo Rio Preguiças até Lençóis Maranhenses

 

Depois de Vassouras, vem o farol de Mandacaru da Marinha Brasileira, com cento e pouco degraus e com uma bela vista aérea, incluindo a desastrosa e irracional usina éolica instalada em região de preservação ambiental, onde provavelmente alguns políticos ou autoridades irresponsáveis e possivelmente corruptas ou no mínimo de parca inteligência resolveram fazer essa instalação nas dunas dos lençóis, prejudicando o meio ambiente. Bem brasil, com tanto lugar disponível, eles querem instalar usina éolica na boca de um parque nacional.

Se tem dor nos joelhos, evite essa subida.
Encontro do Rio Preguiças com o Oceano Atlântico

 

Após o farol, você chega em Caburé…

Ao lado direito da foz do Rio Preguiças, quando o mesmo encontra o oceano, fica a minúscula aldeia de Caburé, com seus típicos quiosques de buriti…

Caburé virou basicamente ponto de restaurantes para quem faz o passeio do Rio Preguiças. Quando eu a conheci em 2002, fotografando para uma agência de turismo do Piauí, havia somente a pioneira pousada do Sr. Paulo e era realmente um local exótico, onde você ficava em quartos com chão de areia.

Hoje, parte do exotismo se foi e deu lugar a jovens querendo lhe alugar quadriciclos. Cuidado com os quadriciclos, pois são transportes divertidos e tentadores, apropriados à areia mas fáceis de tombar.

Caburé está a 400 metros da praia, caso queira tomar um banho de mar.

 

Caburé e suas Casas de Buriti

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *